sexta-feira, 27 de novembro de 2009


Movimento Arts & Crafts 

Liderado pelo designer inglês William Morris (1834-1896), essa tendência artística da segunda metade do século XIX lutou para revitalizar o artesanato e as artes aplicadas durante uma época de crescente produção em série. O Arts & Crafts foi o principal precursor do estilo Art Nouveau.

Este movimento surgiu na Inglaterra e ia de encontro aos revivalismos formalistas e à imitação de modelos históricos pela produção industrial. O movimento de Arts & Crafts Inglês começou, em parte, devido à necessidade de fazer reviver um estilo nacional "English Art for England" que se manifestara através das influências medievais e góticas. Opunham-se ao ecletismo e tinham o objectivo de lutar contra o falso e renovar qualitativamente o artesanato. Surgem, assim, associações de artistas que defendem os fins sociais da arte e que se propõem trabalhar em conjunto a fim de encontrar meios de produção e apresentação de objectos originais executados manualmente.

A decoração geral dos interiores arquitectónicos assentava na ideia da Unidade das Artes. A total separação da Arte e da Industria devia-se, não só a preconceitos teóricos, que consideravam que técnica podia contaminar os elevados fins artísticos ou estéticos, mas também ao facto de ambas estarem ainda numa fase incipiente de ajustamento. 

Esta fase oitocentista constituiu um ensaio que diz respeito ao início da problemática do design e, que deu os seus frutos já no séc. XX, com experiências bem sucedidas de ligação entre a arte e a industria (Deutsche Werkbund e Bauhaus).

Constança Soromenho

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

EcoDesign

Criar peças sem prejudicar o ambiente. É esse o objectivo do Eco-design, um conceito que ganha cada vez mais adeptos.
Para além de privilegiarem o uso de materiais recicláveis e menos poluentes e de necessitarem de menos energia para serem produzidas, as peças e os projectos de Eco-Design são geralmente de melhor qualidade e maior durabilidade, apresentando desenhos e ideais únicas, muitas vezes de inspiração futurista.


























Junk Dunk’ é um ténis, de tamanho 41, criado pelo norte-americano Gabriel Dishawa partir de sucata de computador.














"sofá" rua de wemake






















Fat Fresh é uma série de objectos, feitos de materiais da empresa Eastman (produtos químicos). Material que é notável pelo seu respeito pelo meio ambiente porque não é tóxico e pode ser facilmente reciclado.












Móveis antigos que foram restaurados com estofos peculiares. É feito de tiras de papel reciclado revista (cortadas com um triturador de papel), com a assinatura do designer Kaizin Charles.





















Reciclagem e reutilização de copos descartáveis de plástico



















Cadeira Inkuku de Ryan Frank é feita com sacos de plástico e alumínio reciclados.




















O designer de Heath Nash foi recentemente apresentado no Helsinki Design Week ,o seu novo trabalho que é feito somente de garrafas de plástico.Lâmpadas feitas com cortes de garrafas de plástico.




















Relógio feito com roda de bicicleta velha.





















Estrutura de prateleiras feita com sinais de rua.


























Patrícia Urquiola, assina a poltrona "Tropicalia" e a "Tropicalia lounge chair", ambas feitas a partir de tiras de plástico, totalmente reciclável.


Tatiana Oliveira












domingo, 15 de novembro de 2009

Design Inclusivo


O artista austríaco, David Pompa, inspirou-se em Ícones do design, como a cadeira Lounge de Charles e Ray Eames e projectou incríveis cadeiras de rodas. A ideia dele é passar a mensagem aos designers sobre a necessidade de criar produtos mais inclusivos, ou seja que possam ser usados por toda a sociedade.


Uma das cadeiras criadas por o Austríaco David Pompa para a colecção “Objetos Inclusivos” inpirada na cadeira Lounge de Charles e Ray Eames.










A Eames Lounge Chair e Ottaman foi criada por os designers Charles and Ray Eames em 1956, e serviu de inspiração para este projecto.
















Inclusive Objects de David Pompa



Sobre esta sua coleção “Objetos Inclusivos” o designer disse: “Por que nós sempre pensamos em funções, inclusive quando falamos de design? Ícones do Design são ícones apenas para uma fatia exclusiva de nossa sociedade. Por quê isso? Quero criar objetos que satisfazem as necessidades de nossa mente e nosso desejo de comunicação e interação.A comunicação e a interação entre os seres humanos e objetos. – David Pompa.






Por sua vez a marca Apple vai lançar a Invisual- A Tactile Silicone case for the Apple iphone. Esta nova capa para o iphone foi idealizada por o designer português Bruno Fosi.

É realmente difíciel imaginar uma pessoa portadora de deficiência visual utilizar os actuais telemóveis com tela touchscreen, mas a iphone lançou agora uma nova capa de modo a possibilitar e facilitar, o uso destes telemóves por parte de pessoas com deficiencias visuais.











Esta capa possui em relevo algumas teclas especificas para o acesso a diversos recursos bem como o alfabeto Moon que ajuda na digitalização dos textos , permitindo assim aos deficientes visuais usarem o iphone com mais conforto e precisão.
A InVisual ainda está na fase de produto conceitual, contudo espera-se que seja fabricado muito em breve, trazendo novas possibilidades de acesso às opções multitáteis e de navegação oferecidas pelo iPhone.
Tatiana Oliveira

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Novo tipo de letra: Ruella

    Soube hoje pelo Diário de Notícias que a Lisgráfica decidiu criar um novo tipo de letra de nome Ruella em homenagem a António Ruella Ramos, recentemente falecido. Nascido em 1938, Ruella Ramos era, quando morreu no dia 17 de Junho deste ano membro fundador do Jornal Expresso, administrador da Lisgráfica, mas ficou conhecido sobretudo por ter sido director do extinto Diário de Lisboa.
    A nova fonte será escolhida num concurso aberto a profissionais gráficos e escolas de design. O vencedor receberá um prémio monetário e verá o seu trabalho ser divulgado!
    De facto, haverá melhor maneira de eternizar o nome de quem se dedicou toda a vida ao design e ao grafismo?

Constança Soromenho

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Experimenta Design

Como devem saber, está neste momento a ter lugar em Lisboa o evento ExperimentaDesign (EXD - 09.09.09 - 08.11.09) que termina este domingo. Muito resumidamente, trata-se de uma bienal internacional dedicada ao design, arquitectura e criatividade que promove a cultura contemporânea através da discussão e da reflexão. Age com polo reflector de talentos emergentes e experimentação disciplinar em todo o espectro criativo, apresentando projectos e conceitos originais em diferentes formatos, desde exposições a intervenções urbanas, workshops e conferências.

  
   
Tendo visto algumas das exposições e assistido a algumas conferências, queria partilhar convosco o trabalho de um designer que esteve cá numa dessas conferências (Pace of Design), que eu não conhecia ainda mas cujo trabalho e sentido de humor me impressionaram bastante; Konstantin Grcic. Grcic é um designer industrial alemão nascido em Munique que em 1991, fundou a Konstantin Grcic Industrial Design (KGID), especializada em diversos campos do design, desde o mobiliário e produtos industriais, até ao design de exposições e à arquitectura. A KGID trabalha para algumas das personalidades mais importantes do design industrial internacional. Muitos dos produtos assinados por Konstantin Grcic receberam prémios internacionais de design (ex: vencedor do Compasso d'Oro pelo candeeiro mayday em 2001 e fazem parte de colecções permanentes dos mais prestigiados museus do mundo (MoMA/Nova Iorque, Centro Georges Pompidou/Paris, Die Neue Sammlung/Munique, entre outros).

Aqui estão alguns dos seus trabalhos:
360/Work Chair/Magis/2009
(para se sentar ao contrário)













Diana A-F /side tables/ Classicon/ 2002

















Pipe/Desk/Muji-Thonet/2009
Series of chairs/desks, bahaus inspired
MUJI manufactured by THONET











Karbon/Chaise Longue/Galerie Kreo/2008

(tal como fez na conferência de Lisboa, Konstantin explica, ao mesmo tempo que mostra cada produto, todo o processo de fabricação desde o molde à interacção necessária com os executantes do trabalho. Os seus trabalhos são caracterizados pela profunda pesquisa sobre a história do design e da arquitectura e pela paixão pela tecnologia e pelos materiais.) (www.konstantin-grcic.com)




Chair One/Magis
"The enormous public attention we received for chair_ONE unavoidably led to a certain categorization of my design. We were suddenly identified with the chair's angular/facetted style." KG 











Miura table/Bar Stool/Plank/2005












Constança Soromenho