domingo, 15 de novembro de 2009

Design Inclusivo


O artista austríaco, David Pompa, inspirou-se em Ícones do design, como a cadeira Lounge de Charles e Ray Eames e projectou incríveis cadeiras de rodas. A ideia dele é passar a mensagem aos designers sobre a necessidade de criar produtos mais inclusivos, ou seja que possam ser usados por toda a sociedade.


Uma das cadeiras criadas por o Austríaco David Pompa para a colecção “Objetos Inclusivos” inpirada na cadeira Lounge de Charles e Ray Eames.










A Eames Lounge Chair e Ottaman foi criada por os designers Charles and Ray Eames em 1956, e serviu de inspiração para este projecto.
















Inclusive Objects de David Pompa



Sobre esta sua coleção “Objetos Inclusivos” o designer disse: “Por que nós sempre pensamos em funções, inclusive quando falamos de design? Ícones do Design são ícones apenas para uma fatia exclusiva de nossa sociedade. Por quê isso? Quero criar objetos que satisfazem as necessidades de nossa mente e nosso desejo de comunicação e interação.A comunicação e a interação entre os seres humanos e objetos. – David Pompa.






Por sua vez a marca Apple vai lançar a Invisual- A Tactile Silicone case for the Apple iphone. Esta nova capa para o iphone foi idealizada por o designer português Bruno Fosi.

É realmente difíciel imaginar uma pessoa portadora de deficiência visual utilizar os actuais telemóveis com tela touchscreen, mas a iphone lançou agora uma nova capa de modo a possibilitar e facilitar, o uso destes telemóves por parte de pessoas com deficiencias visuais.











Esta capa possui em relevo algumas teclas especificas para o acesso a diversos recursos bem como o alfabeto Moon que ajuda na digitalização dos textos , permitindo assim aos deficientes visuais usarem o iphone com mais conforto e precisão.
A InVisual ainda está na fase de produto conceitual, contudo espera-se que seja fabricado muito em breve, trazendo novas possibilidades de acesso às opções multitáteis e de navegação oferecidas pelo iPhone.
Tatiana Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário