domingo, 31 de janeiro de 2010

JAMES TURRELL

James Turrell é um dos artistas mais importantes do mundo no que respeita ao tratamento de luz e espaço, nasceu em Los Angeles em 1943,estudou matemática, psicologia e sinestesia sensorial.
James Turrell usa uma extraordinária luz nas suas instalações que simultaneamente seduz e confundi os nossos sentidos. "Quero criar uma atmosfera que pode ser conscientemente conectada quando vista", diz Turrell, que coloca os espectadores em uma reino de pura experiência sensorial...forte. Seu fascínio com os fenômenos da luz é ligado a uma pesquisa muito pessoal sobre o lugar da humanidade no universo.
Luz é um dos elementos essenciais na sua arte e nas instalações de grande escala. Ele faz a arquitetura de grandes espaços parecer hipnótica, utilizando a estrutura pra moldar a luz que sempre envolve uma ilusão.


JOSEPH WALSH

Joseph Walsh, designer autodidacta, fundou o seu estúdio em 1999, Co Cork, na Irlanda. A sua formação e experiência foi concretizada através do contacto com outros designers. Ao mesmo tempo, visitou vários museus e galerias onde observou e explorou a arte/design. A obra de Walsh é uma expressão dos seus valores mais profundos, uma abordagem sensível à estrutura e forma. E tem como intenção de avaliar as diferentes questões de espaço e luz, que contribui para redefinir as coisas e traduzi-las de uma maneira diferente e original. Joseph Walsh consegue captar a essência da forma e usa a sua imaginação, a fim de mudar as coisas, dando novas formas de organização.

sábado, 30 de janeiro de 2010

PEDRO VILAS-BOAS

Pedro Vilas-Boas é um art director/designer português que combina o néon com design gráfico. A mistura de contraste, luz e movimento da sua arte, resulta numa criatividade enérgica admirável e eficaz. O espirito criativo, electrizante que é patente no seu design, é sinónimo de brilhantismo e motivo para concretizar trabalhos para a Axe, Nokia e Carlsberg.



NACHO GIL – “ANIMALS”

A série de ilustrações do artista Nacho Gil (hoje designer da MTV) chama-se “The Animals”,são formas geométricas que unidas lembram máscaras 3D futurista.



VINCENZO DE COTIIS

Arquitecto e designer de interiores, Vincenzo de Cotiis segue uma linha minimalista na concepção dos objectos e na sua apresentação. Entre os vários trabalhos que têm captado a atenção de uma elite de clientes, destaca-se o HOTEL STRAF, no qual foi responsável por todo o design de interiores. Cottis desenha também roupa e, criou a sua marca “Haute”, sendo esta exclusiva só com uma única loja em Brescia – Itália. Parte das suas criações são peças únicas, trabalhadas com materiais exclusivos, reciclados e tendo em conta a protecção do ambiente.

Pedro Gadanho -Casa Baltaza

DAN STAFFORD – ILLUSTRATOR





ANDY GILMORE – ARTE ABSTRACTA DIGITAL


Andy Gilmore
é um designer artista e ilustrador nova-iorquino, que criou estas ilustrações geométricas, resultado da harmonia entre cor e forma.


segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

J Shoes e Carlos Campos

Carlos Campos designer de roupa masculina com atelier por medida em NYC, é conhecido pela excelência do seu corte e dos materiais que usa na confecção dos seus modelos que são vendidos nas melhores boutiques de Nova Iorque, S. Francisco, Chicago, Hollywood, Japão e Honduras, entre outros sitíos à volta do mundo. J Shoes é uma marca de sapatos que aparece associada a design inovador e à qualidade e elegância dos seus sapatos. Pelo que esta parceria entre Carlos Campos e J Shoes só podia resultar numa colecção de sapatos para homem especiais e diferentes, entre o clássico e o casual com carácter.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Achille Castiglioni


Criatividade, feeling para o belo, para o bom gosto e para a necessidade de descobrir o que realmente as pessoas necessitam e desejam, fizeram com que a trajetória do designer Achille Castiglioni ficasse marcada na história do design. Não se pode falar sobre o tema, sem citar os seus principais feitos, como a luminária Arco, de 1962, e outras obras anteriores como o aspirador Spalmer, criado para a Rem, em 1956; os candeeiros Luminator, de 1955, e Bulb, criado em 1957.

Paralelamente, outras obras destacaram-se e ficaram conhecidas, como a luminária Arco, ícone e sonho de consumo de nove entre dez amantes do design. Trata-se de uma obra criada em 1962 para a empresa italiana Flos. Minimalista com sua forma curva e atraente pelo foco de luz que irradia, a peça tem base de mármore, tubo curvado de alumínio e esfera cromada que oculta a luz e direciona o facho.

Se a iluminação ganhou destaque, outras peças, como a poltrona Sanluca Armchair, além de vários acessórios (de galheteiros a cinzeiros, de mesas de centro a móveis de madeira) tiveram relevância para fincar definitivamente a sua trajetória. Achille Castiglioni morreu em 2002 em Milão, mas as suas obras serão reconhecidamente lembradas como parte de sua genialidade.