domingo, 17 de janeiro de 2010

Achille Castiglioni


Criatividade, feeling para o belo, para o bom gosto e para a necessidade de descobrir o que realmente as pessoas necessitam e desejam, fizeram com que a trajetória do designer Achille Castiglioni ficasse marcada na história do design. Não se pode falar sobre o tema, sem citar os seus principais feitos, como a luminária Arco, de 1962, e outras obras anteriores como o aspirador Spalmer, criado para a Rem, em 1956; os candeeiros Luminator, de 1955, e Bulb, criado em 1957.

Paralelamente, outras obras destacaram-se e ficaram conhecidas, como a luminária Arco, ícone e sonho de consumo de nove entre dez amantes do design. Trata-se de uma obra criada em 1962 para a empresa italiana Flos. Minimalista com sua forma curva e atraente pelo foco de luz que irradia, a peça tem base de mármore, tubo curvado de alumínio e esfera cromada que oculta a luz e direciona o facho.

Se a iluminação ganhou destaque, outras peças, como a poltrona Sanluca Armchair, além de vários acessórios (de galheteiros a cinzeiros, de mesas de centro a móveis de madeira) tiveram relevância para fincar definitivamente a sua trajetória. Achille Castiglioni morreu em 2002 em Milão, mas as suas obras serão reconhecidamente lembradas como parte de sua genialidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário