sábado, 19 de dezembro de 2009

Eero Saarinen e a Cadeira Tulip


Eero Saarinen (1910-1961) nasceu em Helsinki.Filho do famoso arquiteto finlandês Eliel Saarinen, e emigrou para os Estados Unidos em 1923 tendo estudado arquitetura em Yale, e após um curto período na Europa, em 1935 passou a lecionar na Cambrook Academy of Art, na da qual o seu pai foi o primeiro presidente. Em 1937 iniciou um sociedade com Charles Eanes, que os levou ao desenvolvimento de uma série de móveis bastante vanguardistas, premiados várias vezes no MOMA.Desenhou também vários móveis para a Knoll International com grande sucesso, entre eles a coleção Womb (1947-1948), e a coleção Pedestal, com a famosa cadeira Tulipa (1955-1956)

A Tulip Chair foi concebida em 1955 e a sua forma é baseada numa flor, tal como o nome indica contudo o objectivo não era reproduzir fielmente a forma da natureza, mas sim transmitir e conseguir a união e conjugação entre uma série de ideias e considerações ao nível da produção.
Este objecto encontra-se inserido numa série intitulada como o “grupo do pedestal”. Existem também bancos e mesas construídos com a mesma base desta cadeira.Também Saarinen rejeitou a geometria alemã no design e adoptou uma abordagem humanista baseada em formas orgânicas. Com a Tulip Chair, Saarinen pretendia devolver a unidade às cadeiras.
No que diz respeito ao material utilizado na concepção da mesma podemos encontrar na base giratória alumínio reforçado com um revestimento de Rilsan e o assento é feito de fibra de vidro moldada com um acabamento lustroso em branco. Esta foi produzida desde 1956 pela Knoll e é comercializada hoje em dia ainda pela mesma empresa.




Sem comentários:

Enviar um comentário