terça-feira, 22 de dezembro de 2009

TOMÁS MALDONADO- Design não é Arte

Pintor, Designer Industrial e Teórico nasceu em 1922 em Buenos Aires, na Argentina. O seu trabalho como designer foi especialmente no domínio de produtos de alta tecnologia e equipamento de escritórios. Teve um grande impacto como teórico, sendo professor na escola de ULM onde fomentou um ensino mais humanista, através do estudo das ciências sociais, da matemática e da semiologia, este estudo era no entanto de alto nível cientifico e dirigido para a satisfação de necessidades universais.
Maldonado defendia que a arte não pertência ao design, e acreditava numa abordagem científica e teórica no projecto de design. Essa abordagem tornou-se importante na passagem da sua inspiração inicial “bauhausiana”, para uma mais adequada à complexidade do pós guerra que a Alemanha sofria na altura.
Em 1967 tornou-se professor de planeamento ambiental na Universidade de Bolonha.

"Design é uma actividade projectual que consiste em determinar as propriedades formais dos objectos a serem produzidos industrialmente. Por propriedades formais entende-se não só as características exteriores, mas, sobretudo, as relações estruturais e funcionais que dão coerência a um objecto tanto do ponto de vista do produtor quanto do usuário".

(Tomás Maldonado, 1961)

Sem comentários:

Enviar um comentário