quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Michael Thonet-THONET CHAIR

Michael Thonet (1796-1871), nasceu em Boppart am Rhein, na Áustria.onde montou seu primeiro atelier. Fundou a empresa Thonet em 1819 para produção de seus próprios projetos. Registrou sua primeira patente para moldagem de madeira laminada em 1842.

No início do século XX vários arquitectos vanguardistas de Viena desenhavam móveis para Thonet, incluindo Josef Hoffmann.Na década de 1930 a empresa passou por uma grande expansão com linhas de móveis tubulares em aço de desenhistas famosos da Bauhaus como Mart Stam, Marcel Breuer e Mies van der Rohe. Le Corbusier foi o primeiro a utilizar as cadeiras Thonet já num ambiente modernista.


A cadeira 1859, ou modelo 214, foi e um dos modelos de maior sucesso concebidos para produção industrial. É o resultado de anos de experiência durante a década de 1850 na arte de dobra madeira sólida, e foi desenvolvida já com o objectivo de produção em massa (por volta de 1930 já tinham sido vendidos mais de 50 milhões de cadeiras em todo mundo).
O que diferencia esta cadeira das restantes não é a sua forma, mas sim no método inovador através do qual foi fabricada. Thonet explorou o processo de moldar barras e pranchas de madeira maciça recorrendo á utilização do vapor. Este processo permitiu que o mobiliário pudesse ser produzido em série e a baixos custos.
Pode-se afirmar que esta é a cadeira que obteve o maior sucesso a nível comercial, sendo ainda hoje comercializada pela Gebruder Thonet.
A empresa é atualmente dirigida pela 5 geração dos Thonet, com sede em Frankenberg, na Alemanha, onde mantém um museu.´

· A cadeira mais famosa e vendida em todo o mundo;
· Cadeira de Consumo ou thonet nº 14 (1859-1860);
· Ícone do design e produzida até aos dias de hoje;
· Cadeira por excelência de café em todo o mundo;
· Produzida em massa e de custo bastante baixo;
· Composta por 6 pecas e 10 parafusos;
· Em 1930 foram vendidas 50milhões de exemplares em todo o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário